A PHP Error was encountered

Severity: Notice

Message: session_start(): Server 216.70.100.53 (tcp 11211) failed with: Connection refused (111)

Filename: cowbird/session_helper.php

Line Number: 18

Mais um Fórum da Internet. Muito debate, troca de conhecimentos e novos contatos. by Yan Vancelis
 

Forgot your password?

We just sent you an email, containing instructions for how to reset your password.

Sign in

  • Não é a primeira vez que participo do Fórum da Internet no Brasil, tive a oportunidade de participar do mesmo em 2012 quando o grande debate era sobre o texto do Marco Civil, que só viria ser votado e aprovado pelo senado em 2014. Em comparação com aquele ano, tenho a impressão de que esse foi um evento maior no quesito conteúdo, embora ambos tenham sido igualmente perfeitos e proveitosos ao seu jeito. Também não pude deixar de notar o quanto evolui em comparação aquele ano. Na época eu era monitor pelo programa Telecentros.BR e tinha apenas 17 anos, estava na fase de escutar mais. Lembro que fiquei na trilha sobre propriedade intelectual e foi o máximo ver Sergio Amadeu colocar um dos debatedores, representante da ABES, literalmente no bolso! Sergio Amadeu infelizmente não esteve presente nesta edição, fez bastante falta. Hoje, mais calejado, agora estudante universitário e com muito mais experiências a compartilhar, pude participar mais do debate além de apenas ouvir.

    O dia mais proveitoso para mim foi o primeiro, por causa das trilhas. Eu estava super ansioso pela trilha de "Desafios da Inclusão Digital", que é uma área que está presente na minha vida desde 2010. Como desta vez eu era o único representante da minha cidade no Fórum, procurei levar o máximo de informações possíveis, desde novas discussões, conhecimentos e possibilidades, além de buscar respostas para problemas que estamos enfrentando com os programas de Inclusão Digital do governo presentes em nossa cidade. O debate da mesa foi proveitoso, quando foi questionado na mesa o significado do termo "Inclusão Digital", pude conhecer o Raul Hacker Club, do próprio estado da Bahia, ouvir um pouco sobre o tal "internet.org" do Facebook e ver um protesto muito válido contra o mesmo, além de ouvir um pouco sobre as novas diretrizes do governo federal, que estava ali representado pelo novo secretário de Inclusão Digital do ministérios das comunicações, e mesmo tendo sido uma apresentação vaga, serviu para clarear as coisas e trazer a esperança de dias melhores para as iniciativas de ID espalhadas por todo o país. Depois do café, foram montados grupos de trabalho para a discussão sobre as falas dos debatedores, e é aí que aparece a coisa mais bacana do Fórum: Os vários setores representados, tornando o debate mais "quente" em alguns momentos, porém, depois das divergências vem os consensos, pois todos queremos chegar ao mesmo lugar. O debate foi muito proveitoso, uma pena que o tempo foi tão curto para isso. Tivemos que elaborar um pequeno texto rapidamente para que um representante do grupo fosse ler para os debatedores na mesa. Tínhamos assuntos para debater uma tarde inteira, tivemos que faze-lo em menos de 1h. Acho que o ideal para uma trilha como aquela era um dia inteiro, mas enfim, foi muito bom mesmo assim.

    No mais, os outros dias também foram muito proveitosos, teve até mini-curso sobre IPv6 e redes de computadores, não teve isso em 2012. O evento tem uma organização impecável, toda a equipe está de parabéns, desde o pessoal que ficava de azul auxiliando os debatedores no palco ao pessoal da internet, que funcionou direitinho todo o evento, das fotos e do vídeo, enfim, tudo muito legal, eu sempre presto muita atenção nisso porque também realizo eventos da área de TI em minha região e acabo aprendendo também nesse sentido. Voltei para a casa com muito conhecimento na bagagem, e também com muitos contatos. Já espero pela edição internacional em João Pessoa em novembro e para a VI edição do Fórum ano que vem, que ainda não sei onde será o local, mas espero que eles possam considerar Fortaleza :D.

    Que venha a próxima edição!
    • Share

    Connected stories:

About

Collections let you gather your favorite stories into shareable groups.

To collect stories, please become a Citizen.

    Copy and paste this embed code into your web page:

    px wide
    px tall
    Send this story to a friend:
    Would you like to send another?

      To retell stories, please .

        Sprouting stories lets you respond with a story of your own — like telling stories ’round a campfire.

        To sprout stories, please .

            Better browser, please.

            To view Cowbird, please use the latest version of Chrome, Safari, Firefox, Opera, or Internet Explorer.